Quinze jovens, um empresário e quatro autarcas constituem o contingente do Algarve às jornadas da juventude ALENTEJO – ALGARVE – ANDALUZIA, promovidas pelo Conselho Andaluz do Movimento Europeu (CAME) e parceiros, realizadas hoje a amanhã, 16 de novembro, em Sevilha.
As atividades iniciaram no Consulado de Portugal em Sevilha, com a receção de Cláudia Boesch aos cinquenta jovens das três regiões, que participarão em grupos de trabalho, mesas redondas e outras iniciativas nesta terceira edição do encontro, que já se realizou em anos anteriores em La Rábida e Castro Marim e em Vila Viçosa.
O objetivo é sensibilizar os jovens para o facto de fazerem parte de um espaço transfronteiriço onde podem desenvolver as suas competências aproveitando as sinergias oferecidas por esta singularidade territorial. Pretende-se também incentivar o empreendedorismo e a participação nos assuntos públicos, nomeadamente europeus.
O tema deste ano centra-se na paz e na democracia na Europa, pelo que serão abordadas questões relacionadas com este tópico, especialmente no que diz respeito ao papel da juventude face aos conflitos armados.
Para além dos jovens, foram convidados vários atores das três regiões incluindo empresários e representantes das autoridades locais da Euroregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EUROAAA) e dos municípios BELC (Building Europe with Local Authorities).
O programa inicia-se na sexta-feira, dia 15, às 13h30, com uma conferência inaugural proferida por Ana Juárez, da Direção-Geral da Comissão Europeia, e Enric Millo, Secretário-Geral da Ação Externa da Junta da Andaluzia.
Após um “Porto de honra” com produtos das três regiões, segue-se a primeira ronda de trabalhos de grupo, sob o título “Responsabilidade social e competitividade, caminhos para a paz”. Seguir-se-á um passeio pela cidade anfitriã e um jantar na pousada de juventude de Sevilha.
No sábado, a jornada deslocar-se-á ao Colegio Mayor Hernando Colón, onde se trabalhará sobre “Democracia e Paz, valores fundamentais”.
Após este trabalho de grupo, haverá um debate sobre “Europa, Quo Vadis?”, seguido de um almoço e da apresentação das conclusões, que dará lugar à cerimónia de encerramento com a participação de representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu em Espanha e Portugal.
Para além do CAME e da Junta de Andaluzia, colaboram neste projeto outras instituições de ambos os países, como os Europe Direct (Huelva, Algarve, Alentejo central e litoral, Málaga, Córdoba e Sevilha), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, os conselhos regionais de Huelva, Córdoba e Málaga, a Universidade de Sevilha, o Conselho Andaluz da Juventude, o Ayuntamiento de Sevilha, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), o Município de Vila Viçosa e a Associação Cultural Lieva.
O Conselho Andaluz do Movimento Europeu e todos os parceiros estão empenhados para que o encontro traga mais e melhor conhecimento, reflexão e debate entre os jovens dos dois países, e entre eles e os empresários e políticos que participam, constituindo um momento de estímulo ao espírito empreendedor, à participação, à cidadania ativa, na defesa da democracia e da Paz na Europa.