Este projeto, com um investimento total de cerca de 150 mil euros, visa reduzir o consumo energético e promover a sustentabilidade económica e ambiental do concelho.
A atual fase da iniciativa cobrirá áreas como parte da Estrada Nacional 125, o Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, a zona Industrial, as Alagoas Brancas, a Urbanização das Covas da Areia e áreas adjacentes.
Além disso, nas próximas semanas, o Município começará a Fase IV em Ferragudo, no centro urbano da vila, e em Estômbar Parchal, especificamente na zona da Mexilhoeira da Carregação, com um investimento adicional de aproximadamente 750 mil euros.
Nos últimos anos, Lagoa tem investido significativamente na reabilitação da iluminação pública em várias zonas, trazendo benefícios ambientais e economizando nos custos de iluminação pública.
As novas luminárias possuem um sistema de regulação que permite diminuir a iluminação pública durante a noite, reduzindo a potência e, consequentemente, o consumo energético.
Com estes avanços, o concelho de Lagoa está rapidamente a caminho de atingir 50% de cobertura com iluminação LED, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em particular com os objetivos 7º e 12º, que visam «Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e moderadas».