Esta inauguração antecipou as comemorações dos 250 anos da criação do concelho e contou com a presença de numeroso público, para o dia em que assinalou o aniversário da Academia Cultural Sénior de Lagoa, associação responsável pela Universidade Sénior.
A cerimónia protocolar decorreu no pátio do edifício onde discursaram o presidente da Câmara Municipal, Luís Encarnação, a presidente da Direção da Academia Cultural Sénior de Lagoa, Licínia Lourenço, tendo sido descerrada a placa de inauguração. Ainda no pátio, houve lugar para uma pequena apresentação, a cargo da Academia Cultural Sénior de Lagoa, intitulada «Na minha geração». Miraldina Diogo, uma das fundadoras da associação protagonizou o momento.
Houve lugar a dois momentos musicais, um a cargo da Associação de Educação Artística de Lagoa – Artis XXI e o outro a cargo da Academia Cultural Sénior de Lagoa. Para além destes momentos musicais, ainda decorreram pequenas interpretações e foram cantados os parabéns à associação, pela comemoração do seu 13º aniversário. A animação foi muita e seguiu-se pela tarde adentro.
A inauguração do Pátio das Gerações contou com a presença do executivo municipal, do presidente da Assembleia Municipal e dos representantes das Juntas e Uniões de Freguesia, com a direção da Academia Cultural Sénior de Lagoa, com os alunos da Universidade, com os professores que lecionam na Universidade Sénior, com os técnicos da Câmara Municipal de Lagoa, com a presença da diretora do Agrupamento de Escolas ESPAMOL e com os alunos do mesmo agrupamento, da Guarda Nacional Republicana, de várias IPSS´s do concelho, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa, da comunicação social e de muitas pessoas da comunidade que se quiseram juntar a este momento.
O Pátio das Gerações situa-se no Largo do Convento de S. José, em Lagoa, atrás do refeitório escolar, onde eram as antigas instalações do viveiro municipal.
Para Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, as comemorações dos 250 anos da criação do concelho de Lagos «iniciam-se da melhor maneira possível, inaugurando um edifício para disponibilizar aos nossos seniores, que tanto deram ao nosso concelho e que muito ainda têm para dar». Disse também ser gratificante ver os mais idosos felizes e ativos.