O palco é tripartido entre Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António e a iniciativa dá voz aos leitores de Saramago e divulga a sua obra, a vida e o pensamento do escritor, sendo a participação gratuita, e a inscrição obrigatória.
A sessão inaugural, que decorrer no dia 10 de novembro, às 18:00 horas na Biblioteca Municipal de Castro Marim, com uma conferência proferida pelo Prof. Doutor Carlos Reis, intitulada «Os Outros Saramagos», terminando com a exibição do documentário «José y Pilar», de Miguel Gonçalves Mendes.
No sábado, dia 11 de novembro, a organização conta com a participação ativa dos leitores de Saramago e, ao final da tarde, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em VRSA, terá lugar a conferência de encerramento, conduzida por António José Borges, a partir da sua obra «Saramago – Da Cegueira à Lucidez». A programação do segundo dia encerra com a performance literária de Gisela Cañamero e Ricardo Madeira, a partir da obra «Todos os Nomes».
No último dia da iniciativa, a 12 de novembro, é proposta uma visita guiada, no âmbito da Rota Literária Saramago no Algarve, aos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim.
A exposição «Voltar aos Passos que Foram Dados», com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria, integra também o programa do Encontro, podendo ser visitada nas três bibliotecas municipais que acolhem o evento.
O VIII Encontro Ibérico de Leitores Saramago é organizado pelas Câmaras Municipais de Castro Marim e Vila Real de Santo António, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e o promotor da Aula Saramago – Diego Mesa, com o apoio do Ayuntamiento de Ayamonte, da Eurocidade do Guadiana e da Fundação José Saramago.