Advertisements

A Humanidade representa apenas 0,01% da vida na Terra

/, Notícias, Saber/A Humanidade representa apenas 0,01% da vida na Terra

A Humanidade representa apenas 0,01% da vida na Terra

Em relação à diversidade biológica da vida na terra, a espécie humana representa uma ínfima perecentagem da vida. Esta é uma análise interessante que foi efectuada pelos investigadores do Institut Weizmann de Sciences.

Ela pode acima de tudo ajudar-nos a relativizar bastante a importância do ser humano no planeta. De acordo com o estudo publicado em «Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America » e citado por Slate, o ser humano representa não mais que 0,01 por cento da biomassa viva do planeta, constituída por matéria orgânica vegetal e animal

A plantas representam a larga maioria, 83%, as bactérias 13% e osoutros seres vivos (cogumelos, insectos e animais) 5%. O total desua biomassa nãoé muito elevado, 550 giga toneladas de carbono. Apenas a mesma massa que o lago Erié, situado na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, segundo a Science Post.

O problema para o Planeta é que essa massa era largamente mais elevada antes do aparecimento do homem.

Uma natureza muito frágil

Com efeito, mesmo que disso não tenhamos consciência, o nosso impacto sobre o planeta e a sua vida é bastante evidente. Somos responsáveis pelo desaparecimento de 83% dos mamíferos selvagens e de 50% das plantas selvagens. A causa está na desflorestação e na gestão das pastagens. «Os humanos, ao utilizarem as terras, reduziram a metade as reservas mundiais de biomassa», detalha Ron Milo, o principal autor da análise.

Artigo original em língua francesa: L’humanité représente 0,01% de la vie sur Terre

Advertisements
By |2018-05-29T14:44:06+00:00Maio 24th, 2018|Cultura, Notícias, Saber|Comentários fechados em A Humanidade representa apenas 0,01% da vida na Terra
%d bloggers like this: