Algarve

Lançada empreitada de eletrificação do troço ferroviário Faro -Vila Real de Santo António

Já foi lançado pelas Infraestruturas de Portugal o concurso público para a empreitada de Eletrificação da Linha do Algarve no troço de 56 quilómetros, entre Faro e Vila Real de Santo António.

O objetivo do concurso é assegurar que todo o trajeto na Linha do Algarve possa ser realizado com recurso a material circulante elétrico, resultando daí vantagens ambientais e vantagens relativamente à melhoria de qualidade do material circulante, melhorando a mobilidade no arco metropolitano do Algarve, potenciando o sistema ferroviário com condições de operação que sejam independentes do consumo de combustíveis fósseis.

Trata-se de um investimento estimado em 23 milhões de euros para a eletrificação, com o sistema 25 kV/50Hz, de um troço com 56 quilómetros de extensão, envolvendo, entre outros, a execução de trabalhos como a instalação do sistema de “Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção” , para a construção de nova Zona Neutra de Loulé (ZN de Loulé), a instalar ao km 322+800;aplicação em todo o troço de uma nova infraestrutura de suporte aos sistemas de Sinalização e Telecomunicações, rebaixamento da via, alteamento de encontros de tabuleiros, estabilização de taludes, intervenções em sistemas de drenagens, intervenções nos edifícios das estações e apeadeiros.

A empreitada ema em fase de concurso tem um prazo de execução previsto de 23 meses, estimando-se que esteja concluída no final de 2023.

Créditos: Planeta Algarve

Ver mais em: Linha do Algarve | Lançamento da empreitada de Eletrificação do troço Faro / Vila Real de Santo António – PlanetAlgarve

Opinião

Mês corrente

Dezembro, 2020

X