A lista integra 8 mulheres e 6 homens, com uma média etária de 44,5 anos, envolvendo candidatos com intervenção em todo o Algarve, oriundos de diversos sectores, como da educação, da saúde, do direito, da hotelaria, da administração pública, dos pequenos e médios empresários, dos serviços, e que estão ligados ao movimento sindical unitário, ao movimento associativo, à cultura, ao desporto e a outras expressões.
A iniciativa foi apresentada por Rosa Palma mandatária da CDU, e nela tomaram a palavra Tiago Aldeias, membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes, Celso Costa membro do Comité Central do PCP e responsável pela Organização Regional do Algarve do PCP e Catarina Marques 1ª candidata CDU.
Com o lema «A CDU avança com confiança», aquela força política diz estar «preparada para uma intensa e combativa batalha eleitoral, em que cada voto alcançado será mais um para a necessária mudança de rumo político na região e no país, para a Alternativa que se impõe, para dar luta às crescentes desigualdades sociais, às dificuldades económicas, na defesa dos trabalhadores e do trabalho, dos serviços públicos, pela habitação, pela mobilidade e transportes públicos, por uma vida melhor no Algarve».
Diz, ainda que a hora é de mudança e que basta de injustiças, afirmada nas palavras de ordem.
LISTA DE CANDIDATOS À ELEIÇÃO PARA A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
CANDIDATOS EFECTIVOS
1 – Catarina Alexandra Matos Marques
Catarina Marques, 46 anos, Professora de Educação Especial.É dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul. É Coordenadora da União de Sindicatos do Algarve. Foi eleita no Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. Foi membro da direcção do Clube Desportivo de Montenegro e Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Montenegro. Foi eleita na Assembleia de Freguesia do Montenegro e na Assembleia Municipal de Faro. É membro da Comissão Concelhia de Faro do PCP e da Direção da Organização Regional do Algarve do PCP.
2 – Mário Rodrigo de Sousa Cunha
Mário Cunha, 38 anos, Advogado e Mediador de Conflitos. Integra os corpos sociais da Associação Portuguesa de Juristas Democratas e da Associação Al-Portel. É dirigente do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos. É membro fundador do Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel. É eleito na Assembleia Municipal de São Brás de Alportel. É membro da Comissão Concelhia de São Brás de Alportel do PCP e da Direção da Organização Regional do Algarve do PCP.
3 – Joana Catarina Quintanova Sanches
Joana Sanches, 42 anos, Enfermeira. É dirigente sindical. Foi eleita na Assembleia Municipal de Portimão. É membro da Direção da Organização Regional do Algarve do PCP e do Comité Central do PCP.
Luís Fagundes, 51 anos, Livreiro. É eleito na Assembleia de Freguesia de São Gonçalo de Lagos. É membro da Comissão Concelhia de Lagos do PCP e da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP.
Paula Vilallonga, 67 anos, Médica. É licenciada pela Faculdade Ciências Médicas de Lisboa. Tem o grau de Chefe de Serviço e de Formação em Terapia Familiar. Foi Assistente Graduada de Clínica Geral e Orientadora do Internato de Medicina Geral e Familiar no Centro Saúde de Vila do Bispo e no polo de sagres. Foi Coordenadora do Centro de Saúde de Vila do Bispo. Atualmente exerce funções de Terapeuta Familiar na Unidade de Terapia Familiar de Faro. Foi Presidente da Assembleia Municipal de Serpa. É membro do Partido Ecologista “Os Verdes” – PEV.
Gabriela Brígida, 31 anos, Técnica Superior. É Licenciada em Gestão pela UALG. É Vice-Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Silves. É independente.
Jorge Costa, 62 anos, Carteiro. É dirigente sindical. Atleta olímpico nos Jogos de Atenas em 2004, é treinador de atletismo e organizador do “Troféu de marcha Jorge Costa”, assim como dos “Jogos de Quelfes” desde a sua primeira edição, sendo vice-presidente da “Associação Jogos de Quelfes – Portugal”. É membro da Comissão Concelhia de Olhão do PCP.
Sandra Jesus, 53 anos, Professora de Educação Musical. É Dirigente sindical. É membro da Comissão Concelhia de Vila Real de Santo António do PCP e da Direção da Organização Regional do Algarve do PCP.