Apesar de ser o concelho do Algarve que mais tem mostrado desempenho de poupança contínua no consumo de água e este trabalho, devido às Zonas de Medição de Caudal, que têm sido instaladas ao longo dos últimos anos nos principais pontos de abastecimento, em todo o concelho.
A continuidade e o ritmo que a autarquia tem por bom «contribuem para uma intervenção mais rápida em ruturas não visíveis à superfície, evitando o desperdício e apostando na poupança de água».
As novas Zonas de Medição de Caudal estão a ser atualmente instaladas em de Altura, Monte Francisco, São Bartolomeu, Barrocal, Montinho da Conveniência, Odeleite, Portela Alta, Brenhosa, Alcaria, Corte Nova e Foz de Odeleite.
A implementação de Zonas de Medição de Caudal tem também como objetivo «a adoção de uma estratégia ativa de redução de perdas nos sistemas de abastecimento, garantindo uma melhor qualidade do serviço, a sustentabilidade ambiental do território e maior resiliência dos sistemas».
O município entende que esta operação contribuirá também para melhorar a eficiência de utilização da água, promover o uso eficiente da mesma, «contribuindo para a minimização dos riscos decorrentes da carência de água em situação hídrica normal, potenciada durante os períodos de seca e eliminar os desperdícios, reduzindo as perdas nos sistemas».