Mina de S. Domingos pode ter uma central solar

A La Sabina – Sociedade Mineira e Turística SA , proprietária do terreno com uma área de dois mil hectares, 250 hectares dos quais serão para o parque solar, é o requerente de um projecto junto das autoridades nacionais, estando a representar os sócios alemães Siemens, Villa Lohberg e Roth & Ran, que formam o consórcio Solar Power.”

Trata-se de um conjunto de empresas alemãs, onde se incluí a Siemens, que pretende construir a maior central eléctrica solar do mundo nos terrenos das desactivadas Minas de S. Domingos, concelho de Mértola. O projecto aponta para um investimento de 426 milhões de euros para instalar uma central eléctrica com uma potência de 116 MW e uma fábrica de módulos.

Segundo o Jornal de Negócios o projeto está pronto a arrancar, faltando apenas a licença do Ministério da Economia para os promotores avançarem com as obras.

A população local está preocupada com o abate massivo dos eucaliptos existentes na localidade desde o início da exploração, tendo o jornal Público apurado junto do ICNF que chegou um pedido de instalação no local de uma central fotovoltaica e a autarquia local diz que o empreendimento está acima da sua competência.

Entretanto a caça e a apicultura já estão a ser prejudicadas pelo abate da árvores e existem preocupações sobre a erosão dos solos logo que cheguem as chuvas

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×