Segue-se a ligação à Marina de Vilamoura. O espaço ora inaugurado tem por objetivo promover a qualidade ambiental na zona de excelência como se classifica o Parque Natural da Ria Formosa.
O ministro descerrou a placa inaugural do equipamento Integrado no Programa POLIS e que corresponde à primeira fase da intervenção, que se estende entre a Quinta do Lago (Ludo) e a Praia do Garrão. São 4,85 quilómetros de passadiços.
Foram criadas seis zonas de descanso e reabilitados os espaços adjacentes, a par da remoção de plantas invasoras, da plantação de pinheiros e da construção de paliçadas para proteção dunar.
Posteriormente, na segunda fase do projeto, será realizada a ligação à cidade de Quarteira, totalizando 7,8 quilómetros de percurso. O valor base da empreitada rondou 3,7 milhões de euros€, tendo também sido criado um parque de estacionamento no Ancão, com 427 lugares convencionais e 16 destinados a pessoas com mobilidade reduzida e, ainda, quatro áreas para motociclos, favorecendo os veraneantes que frequentam esta zona balnear.