Morreu Manuel Ramires industrial de conservas
Manuel Guerreiro Ramirez, proprietário da conserveira Ramirez, com sede em Matosinhos, faleceu esta terça-feira aos 80 anos, segundo informou a agência Lusa de fonte oficial da empresa.
O funeral está marcado para as 15:00 de quarta-feira, na Igreja de Nossa Senhora da Boavista – Foco, no Porto.
Manuel Guerreiro Ramires, nascido em 1 de Janeiro de 1941, era natural de Vila Real de Santo António e estava hospitalizado desde o final do ano passado. Era proprietário da empresa Ramirez & Cia (Filhos) herdeira da companhia fundada pelo avô Sebastian Ramirez no século XIX, 1853 em Vila Real de Santo António.
Em 2015, inaugurou em Lavra, no concelho de Matosinhos, aquela que é apresentada como a obra da sua vida – a fábrica Ramirez 1853 – que foi a primeira unidade nova da empresa em mais de 70 anos e é apresentada como uma das fábricas mais ‘verdes’ e funcionais do mundo no setor agroalimentar.
o domínio associativo, foi durante 12 anos presidente da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), em representação da qual defendeu, com sucesso, a venda direta do peixe às fábricas.
Foi também membro e presidente da Associação Europeia dos Processadores de Pescado (AIPCEE), diretor da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), no seio da qual desenvolveu o Código de Boas Práticas Comerciais, e foi diretor da Associação Comercial de Lisboa. Foi também cônsul da Finlândia e este consulado continua, hoje, a funcionar numa sala protocolada para o efeito na fábrica da empresa.