O município Vila Real de Santo António entende que a iniciativa que ajudou a erguer reforçou os laços de empatia e as sinergias entre a população, os agentes económicos, sociais e institucionais e a Reserva.
Álvaro Leal, vereador na autarquia vila-realense e presidente do Conselho Estratégico da Reserva , o diretor regional do ICNF Algarve, Joaquim Castelão Rodrigues e o presidente da Comissão de Cogestão da Reserva, Francisco Amaral, participaram no evento.
Recorde-se que a Reserva do Sapal, banhada pelas águas do rio Guadiana, foi a primeira reserva natural criada em Portugal, em 1975, com o principal propósito de conservar a natureza através do equilíbrio dos ecossistemas, da melhoria de condições de vida das populações residentes, da valorização das atividades tradicionais e da proteção do património paisagístico.
É uma das mais importantes zonas húmidas do concelho e do País, abrangendo 2.307,99 ha, e dela fazem parte um complexo sistema de áreas de sapal, canais, corpos de água salobra, salinas, espaços secos para uso agrícola, algumas áreas de mato e um pequeno espaço com montado de sobro.