Muita gente no Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal

Muita gente no Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal

marcha passeio sapal

Centenas de pessoas participaram ontem no Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, superando as expetativas previstas pela organização, em algumas das atividades, como na marcha-passeio.

O município Vila Real de Santo António entende que a iniciativa que ajudou a erguer reforçou os laços de empatia e as sinergias entre a população, os agentes económicos, sociais e institucionais e a Reserva.

Álvaro Leal, vereador na autarquia vila-realense e presidente do Conselho Estratégico da Reserva , o diretor regional do ICNF Algarve, Joaquim Castelão Rodrigues e o presidente da Comissão de Cogestão da Reserva, Francisco Amaral, participaram no evento.

celebracoes na reserva
celebracoes na reserva

Recorde-se que a Reserva do Sapal, banhada pelas águas do rio Guadiana, foi a primeira reserva natural criada em Portugal, em 1975, com o principal propósito de conservar a natureza através do equilíbrio dos ecossistemas, da melhoria de condições de vida das populações residentes, da valorização das atividades tradicionais e da proteção do património paisagístico.

É uma das mais importantes zonas húmidas do concelho e do País, abrangendo 2.307,99 ha, e dela fazem parte um complexo sistema de áreas de sapal, canais, corpos de água salobra, salinas, espaços secos para uso agrícola, algumas áreas de mato e um pequeno espaço com montado de sobro.

responsaveis da reserva natural do sapal
Francisco Amaral, Joaquim Castelão, Álvaro Leal

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×