Carlos do Carmo 1982
Destaque foz-destaques Território

Na morte de Carlos do Carmo amigo de Vila Real de Santo António

O grupo «Cantar de Amigos» de Vila Real de Santo António, foi, em Vila Real de Santo António, um dos maiores promotores do fadista Carlos do Carmo, muito pela amizade que o cantor mantinha com Alfredo Graça, que foi presidente da câmara municipal durante dois mandatos.

Carlos do Carmo esteve a cantar em Vila Real de Santo António pelo menos por duas vezes. Uma em 1982 por ocasião da Festa da Paz e da Cultura e outra 25 anos depois, durante uma homenagem que o grupo «Cantar de Amigos» promoveu ao artista no Centro Cultural António Aleixo, a 4 de Novembro de 2007.

Graça, desde que o conheci, foi sempre um admirador de Carlos do Carmo. Assisti muitas vezes às discussões no Cantinho do Marquês, quando o proprietário era Santos, que foi guarda-redes do Lusitano F.C., este grande admirador de Fernando Farinha, cantor muito popular conhecido pelo «Miúdo da Bica» e que, nos anos oitenta, também participou em Vila Nova de Cacela numa campanha eleitoral da APU.

No vídeo que se segue, há um momento admirável, quando as crianças cantam em coro o fado com letra de Ary dos Sanos, «Os Putos» e depois o diálogo entre Carlos do Carmo com elas, para as convencer a deixar ouvir cantar dois fados novos, que demonstra bem a personalidade, a compostura do artista que foi ontem a sepultar e que não será esquecido na terra.

Video da autoria de José Romão

Cantar de Amigos convidou Carlos do Carmo, para o espetáculo realizado no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, no dia 4 de Novembro de 2007. O vídeo é de Zeca Romão que possui uma hemeroteca da vida de Vila Real de Santo António de alto valor para o conhecimento da realidade local.

./José Estêvão Cruz