Natal à porta

Partilhamos, nesta quadra natalícia, um texto que nos foi trazido pelo Lugar ao Sul, de Álvaro Ferreira, escrito por Hernâni Matos, e que recolhe variados aspetos da quadra natalícia, das tradições às searinhas e presépios, com citação ao blog «no tempo da outra senhora».

Entrámos no período de Natal. Este é a festividade cristã que enaltece o nascimento de Jesus Cristo. A data da sua celebração ocorre a 25 de Dezembro (Igreja Católica Apostólica Romana) ou a 7 de Janeiro (Igreja Ortodoxa). O Natal é, de resto, mundialmente encarado por pessoas de diferentes credos, como o dia consagrado à família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.

No período de Natal cumprem-se ciclicamente tradições. Assim, no início do mês de Dezembro, semeiam-se as searinhas do menino Jesus, monta-se o presépio e a árvore de Natal.

Na noite de Natal queima-se o madeiro no adro da igreja ou no largo principal. Vai-se à missa do galo e só depois decorre a ceia de Natal. À lareira ou junto do madeiro de Natal são entoadas loas ao Menino Jesus, as quais integram o Cancioneiro Popular de Natal. Estas loas são muitas vezes acompanhadas com toque de ronca. Os presentes só são distribuídos no dia de Natal.

Vela o texto completo em https://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com/2019/12/natal-pois-claro.html

Exit mobile version