São três pontões com 68 postos de amarração, «dotados com as tecnologias mais recentes capazes de contribuir para o conforto dos utilizadores e a sustentabilidade ambiental», segundo informação divulgada à imprensa.
A característica destes novos postos de amarração é que se destinam todos a embarcações de grande porte, entre 20 e 40 metros. A empresa procura dar resposta à tendência de crescimento acelerado no segmento e reforçar a capacidade do destino, com o objetivo de atrair cada vez mais clientes de «elevado valor».
De acordo com as declarações Isolete Correia, administradora da Vilamoura World, a nova marina «é altamente diferenciadora para o destino e vem responder a necessidades evidentes do mercado em relação a embarcações de grande porte, que atualmente passam ao largo da costa», acrescentando que surge também da vontade de melhorar o serviço prestado aos seus clientes.
Cada posto de amarração será preparado para promover o conforto e a sustentabilidade, incluindo sistemas de pump-out individuais para todas as embarcações, permitindo a recolha de águas residuais, pontos de carregamento para embarcações elétricas e sistemas para monitorização e gestão remota dos consumos de água e eletricidade.
Estão também em desenvolvimento estudos para a implementação de sistemas de dessalinização e geração de energia fotovoltaica para abastecimento eficiente de água e eletricidade.