As restantes doze são rotas já existentes, mas terão acomo opreadoras mais companhias aéreas, anunciou a ANA – Aeroportos de Portugal.
As seis rotas para novos destinos a partir do Aeroporto Gago Coutinho, são com Aarhus, na Dinamarca; Bilbao, em Espanha; Estrasburgo, em França; Roma, em Itália; Jersey e Exter, no Reino Unido.
A Ryanair vai colocar mais dois aviões no destino, passando de oito para 10, e disponibilizará mais sete novos serviços, dois totalmente novos. No total, esta transportadora oferece 47 rotas desde Faro, no verão de 2023. A easyJet mantém quatro aviões, baseados neste verão e prevê operar 21 rotas.
Para assumir como prioridade o desempenho ambiental, está também a ser implementada «uma
estratégia ambiciosa para alcançar NetZero até 2030 em toda a rede ANA|VINCI Airports».
No Aeroporto Gago Coutinho, a primeira central fotovoltaica, responsável por 30% do consumo de energia, entrou em funcionamento em 2022.
Já foram realizadas alterações nos sistemas de iluminação (LED, AVAC, BMS), e fornecimento de energia elétrica às aeronaves quando estacionadas.
A frota automóvel também está a ser renovada para veículos elétricos e o Programa de Reflorestação VINCI Airports está a ser desenvolvido em várias regiões do país, esclarece a ANA.