O novo Centro Oftalmológico do Algarve que se espera servir todos os utentes da região,tem como objetivos eliminar as listas de espera na especialidade, apoiar a atividade em oftalmologia nos hospitais de Faro e de Portimão e garantindo respostas mais céleres aos utentes.
No ato da inanuguração e para realçar a importância para o Algarve deste novo Centro, usaram da palavra a presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Vargas Gomes, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), António Pina, o presidente da Câmara de Lagos, Hugo Pereira, e foram assinados os protocolos entre o Conselho de Administração do CHUA e os municípios que contribuíram para que este novo centro fosse uma realidade.
O que tem o Centro Oftalmológico do Algarve
Está equipado com a mais recente tecnologia em Oftalmologia e conta com uma equipa multidisciplinar dedicada, para consultas, exames e cirurgias em regime ambulatório, aproveitando a capacidade das duas salas do Bloco Operatório da nova unidade do SNS – o Hospital Terras do Infante.
O COA vaso dar resposta assistencial a cirurgia da catarata, injeções, cirurgia de pterygia, cirurgia do segmento posterior e injeções intravítreas, permitindo, simultaneamente, apoiar os outros dois hospitais públicos CHUA no Algarve, bem como os Cuidados de Saúde Primários, na resolução e eliminação definitiva das listas de espera da especialidade de Oftalmologia.
Em plena operação, a equipa ali instalada estima realizar cerca de 9.500 consultas e 2.500 cirurgias e ou procedimentos cirúrgicos por ano.