A Iberdrola, que é uma das principais empresas de energia de Espanha, está a liderar a criação do maior hub de hidrogénio verde em Espanha, localizado em Huelva, projeto que faz parte do apelidado “IPCEI Hy2Use” e foi selecionado como um Projeto Importante de Interesse Europeu.
O projeto da Iberdrola em Huelva, ao fazer parte do Cluster Gateway to Europe, beneficiará de financiamento do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência de Espanha, com um investimento significativo para desenvolver uma central de hidrogénio verde em grande escala.
O centro concentrar-se-á na produção de hidrogénio verde 100% renovável, sem emissões de CO2, e estará localizado no centro industrial de Palos de la Frontera, em Huelva.
O objetivo é desenvolver toda a cadeia de valor do hidrogénio verde, concentrando a produção, transformação e consumo nesta área, com particular incidência na descarbonização da indústria e dos transportes pesados. Além disso, espera-se que o projeto contribua para a implementação de soluções inovadoras para diferentes formas de transporte terrestre, ferroviário e marítimo, utilizando hidrogénio renovável.
Tal inclui a promoção da descarbonização da mobilidade pesada e dos portos na Andaluzia.
A Iberdrola planeia construir uma grande central de hidrogénio verde de 800 megawatts em Huelva, que será a principal da Europa, com uma produção anual de até 100.000 toneladas de amoníaco verde. Este amoníaco será então convertido em hidrogénio verde para distribuição.
Tem não apenas relevância nacional, na vizinha Espanha, mas também implicações internacionais. Está previsto o transporte do amoníaco verde para as instalações de importação do Terminal ACE no Porto de Roterdão. Este transporte e distribuição será realizado através da rede nacional neerlandesa de hidrogénio, beneficiando clientes das indústrias química, siderúrgica, de refinação e de fertilizantes no noroeste da Europa.
Além disso, a Iberdrola assinou vários acordos com empresas como a AC Terminal e a Hynetwork Services, estabelecendo um corredor marítimo de hidrogénio verde entre Espanha e os Países Baixos. Este corredor é um passo crucial para completar a cadeia logística e contribuir para a descarbonização da indústria no norte da Europa.
Por fim, a aposta da Iberdrola no desenvolvimento do hidrogénio verde é extensa, estando previstos 60 projetos no setor, representando um investimento total de 3.000 milhões de euros, metade dos quais atribuídos a Espanha. Esta iniciativa sublinha a visão da empresa de contribuir para uma indústria energética segura, limpa e competitiva, alinhada com o Mercado Único da Energia.