O «Passeio Pela Arte» na cidade de Ayamonte

O «Passeio Pela Arte» na cidade de Ayamonte

passeo por el arte

São já 10 anos cobrindo os muros das ruas irmãs do Centro Cultural Casa Grande e transformando a mostra na maior exposição de pintura ao ar livre da Europa.

Calor para que nada falte nesta noite de pleno agosto. Pessoas admirando e curtindo cada trabalho como se fosse a primeira vez e ganhando uma garrafinha de água fresquinha para enfrentar todo o calor do mundo.

E enquanto, no pátio do convento de La Merced, as autoridades locais e provinciais declaravam inaugurada esta edição dedicada ao pintor valenciano Sorolla, no pátio da Casa Grande, esperavam alguns minutos para iniciar a sua participação nesta edição, com novas coleções de poemas e novas leituras poéticas.

O amigo Rúa deu as boas-vindas ao grande público, apresentou o poeta Eladio Orta que ia revelar os segredos da sua última obra “A não estratégia da árvore”. Um recital carregado com a enorme personalidade do poeta camponês de Canela e disposto a não deixar nada sem resposta. Aplausos são sempre o prêmio pela leitura e reconhecimento da obra do escritor.

Em seguida, foi o moderador da noite quem deu a palavra a Fabiola A. Lorente Sorolla, bisneta do pintor valenciano, que fez referência à coleção de poemas publicada na época “Sorolla. Versos para um centenário” e onde foram recolhidos os 24 poemas expostos em 2019 por ocasião dos atos e exposição de referência ao centenário da pesca do atum em Ayamonte. Palavras carinhosas e carinhosas que os participantes souberam apreciar.

Em seguida, falaram sobre o livro “A pintura de Ayamonte hoje. Breve Crônica” que faz um passeio pelas publicações da imprensa nos últimos 10 anos e que refletem a intensa atividade pictórica da cidade. Um livro que não deixa ninguém indiferente ao número de amostras do enorme potencial pictórico dos ayamontinos.

Por fim, foram os poetas presentes na coletânea de poemas dedicados a Sorolla e presentes na noite mágica, que recitaram seus próprios poemas. Versos em espanhol e português. Palavras emocionais, cotidianas ou mesmo emprestadas foram lançadas pela rampa de um pátio que conduz ao frescor dos desejos. Ana Deacracia, Eladio Orta, Clara Lourenço, Miguel Cabrera, María Luisa D. Borrallo, Antonio Cabrita, Ana I. Núñez, Carmen Azaustre, Clemen Esteban e o próprio moderador.

Boas palavras, bons votos e poesia presentes mais uma vez neste evento pictórico que surpreende a cada dia mais pela sua imensidão. Parabéns.

José Luís Rua Nascer, visto em Huelva,ya

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×