Foto José Cruz
Algarve Economia Notícias Território

Oficina da EMEF será adaptada à linha electrificada

A conclusão de que a oficina da EMEF não irá encerrar em Vila Real de Santo António resulta de uma recente resposta do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas a uma pergunta formulada pelo deputado do PCP Paulo Sá:

«A EMEF, enquanto for responsável pela manutenção do material circulante da CP na linha do Algarve, não equaciona encerrar a sua oficina de Vila Real de Sto. António. Assim, quando esta Linha for eletrificada, a oficina em questão será necessariamente adaptada para o efeito».

Na pergunta do deputado do PCP informava-se o Governo da vsita de uma delegação do PCP às oficinas da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) de Vila Real de Santo António, acompanhada pelo Diretor do Parque Oficinal Sul da EMEF e por dirigentes da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF).

Dizia Paulo Sá: «As oficinas da EMEF de Vila Real de Santo António fazem a manutenção das 10 automotoras da CP que operam na Linha do Algarve, nomeadamente a manutenção periódica de 5 em 5 dias, assim como as reparações mais simples. Estas oficinas teriam capacidade para a manutenção/reparação de mais automotoras, caso se optasse, na Linha do Algarve, por aumentar a frequência dos comboios e proporcionar aos utentes horários mais adequados.

Com a eletrificação de toda a Linha do Algarve e a consequente substituição do atual material circulante (Unidades Duplas Diesel série 450) por comboios de tração elétrica, coloca-se a questão do destino das oficinas da EMEF de Vila Real de Santo António e dos seus trabalhadores»
O deputado quis saber se ao estar prevista «a eletrificação da Linha do Algarve em toda a sua extensão, qual será o destino das oficinas da EMEF de Vila Real de Santo António e dos seus trabalhadores?» e se o Governo iria converter estas oficinas para a manutenção/reparação de material circulante de tração elétrica?

Etiquetas

Opinião

Dezembro, 2020

X