Efetivos do Posto de Resgate Marítimo e da Cruz Vermelha do Mar em Isla Cristina, sul de Espanha rebocaram um veleiro para a marina daquela cidade costeira, por ter sofrido danos consideráveis após terem sido alvo de ataque por um grupo de grupo de orcas.
Segundo o «Huelva Costa», a equipe de resgate especificou que a sua intervenção ocorreu na noite de quarta-feira passada, após terem recebido um pedido de socorro pelo canal 16 no Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (CCS) de Huelva, para um veleiro de oito metros de comprimento que havia sido objeto de um ataque de um grupo de quatro orcas.
O incidente ocorreu em águas portuguesas, onde devido ao ataque o barco ficou com uma lâmina de leme quebrada e com golpes no golpes no casco. O veleiro danificado rumava a Itália e está na marina Isla Cristina para reparação.
Tem sido mais frequentes estes ataques a veleiros. Os observadores desta espécie não têm ainda uma resposta clara para estes ataques, mas calcula-se que podem ser ataques motivados pelo excesso de circulação no caminho de perseguição destes predadores dos golfinhos. Há outra teoria sobre o treino de ataque das crias, por parte dos adultos desta espécie.