Segundo um comunicado, a Fundação Galp destacou o apoio da Associação Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, parceiro social local na implementação do seu plano de envolvimento com a região.
Imersos num campo de cerca de 250 mil painéis solares, os alunos experienciaram uma aula num contexto real. Foi uma chance para entenderem ´«o universo da energia, visualizarem como funciona um parque solar e a realidade dos profissionais, avaliarem seus conhecimentos sobre o papel das energias renováveis no combate às mudanças climáticas e aprenderem mais sobre a produção solar no Baixo Guadiana».
A atividade Rota da Energia, promovida pela ADENE – Agência para a Energia, parceira da Fundação Galp, iniciou a visita destinada aos jovens do 3º ciclo, incentivando-os a contribuir para a economia de energia.
A Agência Internacional de Energia calcula que mais de 67 milhões de pessoas trabalham no setor energético globalmente. Muitas dessas profissões, inexistentes há poucos anos, são agora fundamentais para uma nova economia de baixo carbono.
Inaugurado em setembro de 2023, o Parque de Alcoutim representa o primeiro grande investimento solar da Galp em Portugal. Composto por quatro centrais fotovoltaicas – São Marcos, Viçoso, Pereiro e Albercas -, o complexo corresponde a 10% da capacidade solar instalada e operada pela empresa, fornecendo energia renovável para mais de 80.000 famílias.
Como parte integrante da comunidade, o parque solar de Alcoutim continuará a organizar visitas escolares de diversas áreas do Algarve, promovendo a literacia energética e a sensibilização das novas gerações, uma ação que faz parte do programa educativo da Fundação Galp.