Esta infraestrutura amiga do ambiente foi cofinanciada pelos Fundos Europeus geridos na Região, está integrado no projeto de Valorização e Musealização do Castelo de Alferce, uma iniciativa da freguesia do Alferce, com o apoio do município de Monchique e do Programa Regional ALGARVE 2030, no âmbito do Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos, PADRE.
O projeto dota, aquela freguesia do território serrano no Concelho de Monchique, de um «novo polo de atração turística como complemento à oferta de atividades e elementos de interesse para melhor conhecimento do território em causa, contribuindo para a fixação de população e combater o despovoamento humano, valorizar o património cultural material e imaterial e incutir nos jovens, nos idosos e na população em geral a sensibilização e o conhecimento sobre o património histórico-arqueológico e natural».
Ministra passou a manhã em Silves
Acompanhada pela presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e pelo presidente da CCDR Algarve, Ana Abrunhosa visitou as obras da Escola Básica do 1.º Ciclo de Alcantarilha, alvo de remodelação e ampliação com apoios do Fundos Europeus. O equipamento escolar será dotado com capacidade para 100 alunos e melhores condições para alunos, professores e funcionários.
Após esta visita, visitou as obras em curso na Ciclovia / Ecovia de Silves, troço Armação de Pêra – Salgados,, incluído na operação Ciclovia / Ecovia do Litoral Sul, onde também está prevista a beneficiação dos troços de Tavira: Troços TV1, Limite Concelho – Tavira poente, TV3, Tavira – Cabanas e TV5, Cabanas – Limite Concelho nascente.
Integrada no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), na tipologia «Construção de ciclovias ou vias pedonais», a intervenção no concelho de Silves, engloba um troço rural-natural ao longo da Praia Grande de Pêra, que se inicia na ponta nascente da malha urbana, e atravessa a Ribeira de Alcantarilha, onde se une com o passadiço existente na Lagoa dos Salgados, numa extensão de 3,40 Kms.
O troço desenvolve-se em passadiço paralelamente ao cordão dunar, fazendo a ligação do concelho de Albufeira com a Vila de Armação de Pêra, potenciando um encurtamento de tempo que pode captar deslocações diárias para o modo ciclável de trabalhadores residentes nestas zonas turísticas de ambos os concelhos e será um marco na eliminação de pontos de acumulação de acidentes que envolvem peões e ciclistas.