“O Viçoso” é um percurso com perto de 12 quilómetro de extensão, que atravessa as povoações de Giões, Viçoso, Farelos e Clarines e nos mostra um Algarve belo, mas rústico e bem diferente da realidade do seu litoral.
O percurso inicia nos Giões, uma deslumbrante localidade típica do interior algarvio, onde podemos observar as tradicionais casas de argamassa caiadas de branco. O caminho segue em direcção a Viçoso, para lá chegar seguimos por uma estrada de terra batida, que passa pelo antigo lavadouro público de Giões.
A antiga povoação de Viçoso é um testemunho da desertificação do rural interior algarvio, as antigas casas de xisto e argamassa estão, aos dias de hoje, tomadas pela vegetação. Ao continuar o percurso em direcção a Farelos, podemos observar a paisagem natural característica desta zona, onde as “figueiras tunas”, um tipo de cacto existente nesta região e cujos frutos são comestíveis, chamam à atenção. Em relação à fauna é possível que nos cruzemos com uma lebre ou uma perdiz.
Farelos e Clarines são duas povoações que ainda preservam a sua identidade rural e permitem conhecer um Algarve bem diferente daquele a que estamos habituados. Ao percorrer o casario de Clarines, as suas belas chaminés ostentam orgulhosamente as datas que comprovam a secularidade dos seus edifícios.
Source: Pelos Trilhos de Portugal-O Viçoso, Alcoutim – Descla