Esses sons foram ajustados eletronicamente para poderem ser audíveis aos humanos. Oferecemos aqui aos nossos leitores, trechos da tradução do artigo que pode ser consultado em https://www.vice.com/en/article/3aknn3/plants-make-sounds-when-hurt-scientists-confirm-and-now-you-can-hear-it.
A articulista conta assim: «A sua tomateira pode estar a pedir para que você a regue, mas embora outros animais e plantas possam ouvi-la, os seus ouvidos humanos são surdos ao som dos seus lamentos. Essa é a descoberta de uma nova pesquisa que capturou os estalos e cliques de plantas com stress, que foram sintonizadas na faixa de audição humana.»
Segundo a articulista, a nova experiência revelou que «as plantas expostas a pressões nocivas, como lesões e desidratação, produzem ruídos ultrassônicos que podem ser audíveis para animais e plantas até 16 metros de distância».
Desta forma, as plantas podem usar o som para se comunicar com seus ecossistemas mais amplos, uma descoberta que lança luz sobre seus misteriosos mundos internos e pode ajudar a mitigar os desafios agrícolas apresentados pelas mudanças climáticas.