Poeira do Sáara a caminho do Algarve

O Algarve e toda a Península Ibérica devem ser atingidos já amanhã, terça-feira por poeiras provenientes do deserto do Sáara, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sim, é mesmo essa a poeira que suja a ropa nas cordas e os automóveis, mas é fundamental para o ciclo das florestas do nosso planeta. Numa nota divulgada o IPMA prevê que as poeiras vão atravessar o Oceano Atlântico e chegar às Caraíbas, por força da influência dos ventos alísios e do anticiclone dos Açores. O fenómeno é natural e anual mas, este ano, o evento será “particularmente intenso”,.

Está prevista a elevada concentração de partículas no ar em Porto Rico, na República Dominicana e no Haiti, áreas do globo mais atingidas.

Embora seja um fenómeno irritante para os humanos, essas poeiras são ricas em minerais e nutrientes, depositam-se no oceano e em terra. Constituem um importante fertilizante natural”.

Associada à passagem das poeiras por Portugal e Espanha chega uma massa de calor oriunda do norte de África que vai afetar a Península Ibérica. Desde o passado sábado que, por iniciativa do IPMA, foi emitido um aviso amarelo para oito distritos do interior do país face à previsão de temperaturas elevadas.

Braga, Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja são os distritos visados pelo alerta para segunda e terça-feira. Em algumas localidades do Alentejo as temperaturas podem inclusivamente atingir os 40 graus.

O ciclo das poeiras

Todos os anos, cerca de 182 milhões de toneladas de poeira viajam com o vento desde o Saara até a Amazônia. Segundo a Nasa, a pesquisa mostrou que o pó traz ainda cerca de 22 mil toneladas de fósforo, presente na areia do deserto, que serve para “alimentar” o solo amazônico e tem grande importância para fortalecer a vida de plantas e árvores da Floresta Amazônica. Segundo o cientista Hongbin Yu, da Nasa e da Universidade de Maryland, a maior parte da poeira vem da parte do Chade do deserto.

A Nasa divulgou um vídeo, em inglês, para explicar a viagem da poeira do Saara até a Amazônia:

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×