Os gráficos disponibilizados pela Delegada de Saúde Regional, Dra. Ana Cristina Guerreiro, atinentes à situação epidemiológica no Algarve.
O Estado de Emergência vai estar em vigor até às 23:59 horas do dia 30 de Janeiro de 2021. No Algarve, mantem-se ativados todos os Plano de Emergência de Proteção Civil relacionados com a Covid-1, no que diz respeito às estruturas e zonas de apoio à população algarvia, de âmbito municipal e regional.
Existem 37 estruturas com capacidade para 2.000 camas. Encontra-se acionada a ZAP, no município de Portimão e a ZAP Supramunicipal. Há 16 unidades hoteleiras e militares em reserva com capacidade de 715 camas, sem ocupantes. Existe uma estrutura de apoio de retaguarda (EAR) com capacidade para 1.000 camas, acionada com 5 utentes. Todas estas estruturas estão validadas pelas Autoridades de Saúde, Segurança Social e Proteção Civil.
No que diz respeito a recursos humanos existe a Brigada de Intervenção Rápida (BIR) constituída 15 pessoas, empenhadas no Lar Residencial São Vicente, da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira; Associação Porta Amiga, em Tavira; Associação ACASO, em Olhão; Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra, em Silves.
Os Municípios continuam a assegurar o fornecimento de alimentos e bens essenciais às populações
mais carenciadas. Para apoiar as autoridade de Saúde mantêm-se preparado o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha- Faro, para uma eventual necessidade de instalar um Hospital de Campanha.
Decorre hoje, dia 22 de janeiro de 2021, com o apoio do Município de Olhão, através do seu Serviço
Municipal de Proteção Civil e do Corpo de Bombeiros, e da empresa TPO – Transportes e Logística, uma
operação logística de transporte de Equipamentos de Proteção Individual, da Reserva Estratégica Nacional,
constituída no Laboratório Militar, em Lisboa, para a Administração Regional de Saúde do Algarve.
No âmbito do PODCoV, encontram-se operacionais, em todos os Corpos de Bombeiros da Região do
Algarve, 17 equipas especializadas para resposta à situação pandémica.