Portugal é convidado de honra na Feira do Livro de Guadalajara

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara é a reunião editorial mais importante da América Latina e ao mesmo tempo um grande festival cultural. A primeira edição teve lugar há 32 anos por iniciativa da Universidade de Guadalaja, México.

Trata-se de uma feira destinada a profissionais, onde se acolhe também o público em geral, que é o que a distingue de certames semelhantes noutros lugares do Globo.

Apesar de se tratar de um encontro vocacionado para os negócios, a FIL de Guadalajara foi projetada como um festival cultural no qual a literatura desempenha a função de espinha dorsal, tendo no seu programa a participação de autores de todos os continentes e de diferentes linguagens. Funciona também como um espaço de discussão académica dos grandes temas que fazem a atualidade.

Durante nove dias, entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro, o público tem a oportunidade de ouvir os seus autores preferidos e a cidade de Guadalajara enche-se de música, arte, cinema e teatro do país ou região convidada que, neste ano de 2018 é Portugal.