São 11 apoios balneares, em praias distinguidas com o galardão Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. Por isso mesmo, a câmara municipal decidiu veicular algumas informações considerada essenciais para esta época balnear, no que respeita às praias do concelho.
O passadiço de acesso direto ao areal da Praia da Verdelago, comummente conhecida como Praia da Vala ou do Braço, ainda não classificada como água balnear, está ainda em fase de conclusão, no âmbito do novo passadiço da frente mar de Altura e a autarquia decidiu encerrar temporariamente o parque de estacionamento que a serve. Também calcula que a plena fruição do novo passadiço ocorra até meados do mês de junho e afirma garantidos os acessos principais a todas as praias classificadas.
Alerta para o facto de que o acesso a viaturas policiais e de emergência, existente a poentem, deve estar livre e desimpedido e apela para que não se estacione no local.
A UB1 Praia da Alagoa (zona poente, no limite do concelho) não tem ainda apoio balnear, sendo uma zona não vigiada. Existe sinalética própria a relembrar as medidas de segurança, que passam pelo uso da máscara nos acessos, circulação pelas zonas assinaladas e respeito pela lotação prevista para cada praia.
Este ano foi lançado um repto para limitação de zonas de não fumadores a todos os concessionários, uma medida que se insere na política municipal de promoção da saúde e do bem-estar. A maioria dos títulos atribuídos recentemente, já tem prevista a disponibilização de equipamentos de apoio, cadeira anfíbia, a utentes de mobilidade reduzida, alargando a oferta deste serviço no concelho de Castro Marim – Concessões do Graccer/Eurotel (Praia da Alagoa/Altura – UB3 e UB4, Pezinhos na Areia (Praia Verde – UB 2) e Licia (Praia do Cabeço, UB 2 poente).
Durante a época balnear, o Município de Castro Marim promoverá várias atividades de educação ambiental, a anunciar.