Malick Ndiaye, menino nascido no Senegal, de apenas 12 anos, usou velhas lentes de alta graduação do pai, uma lente de câmera, arame, papel, latas e bengala para fazer seu próprio telescópio e com esses recursos, construiu um telescópio que lhe permitiu ver o céu noturno e os detalhes da superfície da Lua.
Ao jornal El País afirmou ter levado duas semanas para construir o telescópio e explicou que «quando me concentrei no céu noturno e vi os detalhes da superfície da Lua que pensei que poderia tocá-lo com a mão».
E acrescentou: «Um dia eu estava na porta da casa e um homem que trabalhava na estrada passou. Ele me perguntou se era alguma topografia e eu disse que não, era um telescópio que eu tinha feito a mim mesmo. Então ele tirou fotos e um vídeo meu e as enviou para o Facebook.»
O vídeo iria acumular milhares de reproduções, atingindo a mão de cientistas da região que não hesitaram em entrar em contato com o jovem.
Agora tem um novo telescópio mais profissional, entregue por Maram Kaire, atual presidente da Associação Senegalesa para a Promoção da Astronomia que lhe permitirá aprofundar as observações do espaço.
Quando perguntado sobre seus sonhos para o futuro, o jovem sempre disse: “Eu só quero olhar para as estrelas.”