Marcelo Rebelo de Sousa, esteve em Monte Gordo, no âmbito de uma visita ao Algarve por iniciativa da Presidência da República, tendo participado num jantar a convite da presidente da câmara municipal de VRSA, Conceição Cabrita, que o Chefe de Estado quis extensivo aos restantes autarcas da região.
Esta iniciativa tem a ver com o momento que o Algarve está a enfrentar devido às dificuldades da retoma turística por efeitos da Pandemia da Covid-2 e do agravamento na emissão do turismo britânico devido à quarentena decretada pelo governo de Boris Johson, no Reino Unido. O objectivo teve em vista impulsionar o turismo na região durante o Verão e de promover o Algarve como um destino seguro e atrativo.
Apenas Rosa Palma, presidente da câmara municipal de Silves não compareceu, uma vez que, em São Marcos da Serra, estava a ser travado combate a um incêndio.
Marcelo Rebelo de Sousa assumiu o compromisso de voltar várias vezes ao Algarve, durante as próximas semanas, e apela aos portugueses para que passem férias no sul de Portugal.
Já no passadiço da praia de Monte Gordo, afirmou ainda que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região possa superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com o Reino Unido.
Para Conceição Cabrita, este encontro teve como objetivo principal «deixar a mensagem de que a região é um destino seguro e está pronta para receber, com condições de segurança, todos os que já escolheram ou ainda vão escolher o Algarve como destino de férias».
“Tenho a certeza de que os municípios do Algarve estão à altura de responder a este desafio, pelo que teremos o maior prazer em receber todos os portugueses de braços abertos. A melhor forma de contornarmos os efeitos negativos da Covid-19 na economia da região é escolher o Algarve como destino de férias”, reforçou a autarca.
Além dos autarcas algarvios, o encontro com o Presidente da República contou com a presença do presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas, e do presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes.