A iniciativa é uma colaboração entre o Município de Alcoutim e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e visa sensibilizar a comunidade local para a importância de proteger os mais jovens contra qualquer forma de abuso.
A campanha deste ano comporta uma série de atividades e iniciativas que prometem envolver e educar a população, nesse sentido.
Uma das ações mais visíveis é a iluminação em azul dos edifícios dos Paços do Concelho e da Junta de Freguesia de Martim Longo, simbolizando o compromisso do concelho com a causa.
Esta iluminação não só embeleza Alcoutim como serve de lembrete constante, na luta contra os maus-tratos infantis.
Para aumentar a conscientização, a CPCJ planeou a distribuição de materiais de comunicação em locais estratégicos, incluindo cartazes e informações disponíveis no site do município e nas escolas.
Estas peças são fundamentais para informar e educar o público sobre como identificar e prevenir o abuso infantil.
Um dos momentos mais emocionantes da campanha será no dia 19 de abril, quando crianças se vão reunir para formar um Laço Humano, um gesto simbólico de solidariedade e consciencialização.
Este evento não só destaca a vulnerabilidade das crianças mas também reforça a necessidade de proteção e cuidado por parte de toda a comunidade.
Além disso, a CPCJ de Alcoutim renovou a sua imagem com um novo logotipo, refletindo os valores de união e colaboração.
O design foi inspirado por trabalhos de alunos locais, reforçando o envolvimento da comunidade educativa na promoção do bem-estar infantil.
Juntamente com o novo logotipo, há um flyer informativo, criado para divulgar as competências e o local de funcionamento da CPCJ.
Estas iniciativas de Alcoutim pretender ser exemplo inspirador de como uma comunidade pode se unir para promover a segurança e o bem-estar das crianças.
Através da educação, conscientização e ação, Abril torna-se um mês onde cada cidadão é chamado a ser um defensor dos direitos das crianças, garantindo um futuro mais seguro e amoroso para as gerações futuras.