Porém, o programa que hoje se inicia, é recheado de atividades lúdicas que se prolongam até ao fogo de artifício da noite de domingo, a encerrar a Festa que é um dos pontos altos do calendário, reunindo moradores e visitantes para três dias de festividades.
As celebrações começam esta sexta-feira com a atuação do dj Miax, às 22:00 horas e do dj Pedro Carrilho, às 00:00 horas, no jardim da Avenida da República, frente à capitania.
Amanhã, sábado, 2 de setembro, a música ao vivo entra em cena às 22:00 horas com a apresentação da «Banda Oitentamente», na Praça Marquês de Pombal. O programa continua ao ritmo do dj Gustavo Vera, que assume o palco no Jardim da Avenida da República, a partir da meia-noite.
O terceiro e último dia das festividades, 3 de setembro, domingo, começa às 8:00, com a alvorada. Às 10:00, a diversão continua com o Pau de Sebo, uma competição realizada na Associação de Pescadores Santo António de Arenilha. A tradição marítima é celebrada com a Corrida de Barcos, também na Associação de Pescadores Santo António de Arenilha, às 12h00.
A música ao vivo volta à Praça Marquês de Pombal, às 21:30 horas, com a Orquestra Sérgio Peres, banda vila-realense fundada nos anos 70 e que alcançou o sucesso com temas como «Sem Ti». A formação, renovada, está de regresso aos palcos com uma atuação única, em Vila Real de Santo António. Segue-se um grandioso concerto de Tributo aos Gipsy Kings, com muita cor, luz e boa disposição, às 22h00.O cartaz encerra com um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, na Avenida da República, junto ao Rio Guadiana.
As festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pela Paróquia da Nossa Senhora da Encarnação, em parceria com a Junta de Freguesia de VRSA e a Associação de Pescadores Santo António de Arenilha.