O Plano decorrerá entre outubro deste ano e junho de 2024 e o investimento de €142.110,00, procurando dar resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar.
A coordenação de todos os projetos, bem como o aconselhamento e encaminhamento da população, é realizada no Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, a funcionar no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.
Os projetos, são gratuitos e diversificados, abrangendo públicos com faixas etárias distintas, e são os seguintes:
– Crescer em Movimento: crianças e jovens, entre os 3 e os 17 anos. Este integra o projeto Infantários em Movimento, nas instalações dos estabelecimentos escolares e destina-se a crianças entre os 3 e 5 anos; o Move-te na Escola abrange todos os alunos do 1º Ciclo e Desportiv@mente é direcionado a crianças e jovens acolhidos em instituições de solidariedade social do concelho.
– Põe-te a Mexer: adultos dos 18 aos 55 anos. Inclui os projetos Gimnasticando (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e aeróbica, nas freguesias) e XutosN’Bola (grupos informais de futsal e utilizadores das instalações desportivas municipais. Destaque, este ano, para a modalidade Netball que é praticada, essencialmente, por elementos do sexo feminino oriundos da comunidade estrangeira residente no concelho).
– Viva +: adultos com mãos de 55 anos. Inclui o ActiveSenior (aulas bissemanais de ginástica de manutenção em todas as freguesias e gerontomotricidade administrada nos lares e centros de dia) e o Hidro Sénior que proporciona atividades de hidroginástica, nas piscinas municipais.
– Atividade Física e Saúde: populações especiais com necessidades na área da saúde. Agrega o projeto Atividade Física Adaptada (cidadãos portadores de algum tipo de deficiência. É desenvolvido em colaboração com a Fundação Irene Rolo e passa pela prática de atividades aquáticas e expressão físico-motora, assim como boccia) e GATO (em colaboração com o Grupo de Ajuda a Toxicodependentes é direcionada a esta população e inclui atividades físicas e desportivas indoor e outdoor).
Em parceria com o ACES Sotavento existem os projetos Diabetes em movimento (programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2. As sessões decorrem três vezes por semana, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho), Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade – PRRP (desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e o Município de Tavira com vista a melhorar a qualidade de vida das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. As sessões decorrem três vezes por semana, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho), Combate à Obesidade (destinado a utentes, com mais de 3 anos das Unidades Funcionais do ACES Sotavento. Em articulação com o Município de Tavira é feita a avaliação da condição física, aconselhamento e encaminhamento para a prática da atividade física).
Os projetos Todos a Caminhar e Tavira ConVid’a Pedalar são transversais a todos os programas. O primeiro consiste em marchas corridas semanais e abrange todas as freguesias. O segundo inclui passeios guiados em bicicleta BTT e abarca, igualmente, todas as freguesias.
Ao dinamizar este Plano é objetivo da edilidade, juntamente com as diferentes entidades parceiras, «baixar os níveis de inatividade física, em todo o ciclo de vida, e proporcionar uma oferta desportiva diversificada e gratuita», com o lema de que, em Tavira, «o Desporto é com Todos e Para Todos!»