Há uma consciência cada vez mais sobre a importância de preservar o Património Natural Algarvio e tornar a pegada ecológica positiva, inspirando a comunidade com práticas mais sustentáveis.
O meeting place promove mais uma edição na Praia Forte Novo/Loulé, no dia 21 de outubro, entre as 09:00 e as 12:30 noras, e integra a Agenda da Semana de Educação Ambiental e Iniciativas de Voluntariado (SEIVA 2023).
A campanha visa combater «os efeitos nefastos do plástico no meio ambiente, sobretudo nos mares, aves, animais marinhos e peixes, é cada vez mais algo de que vamos tomando consciência. De acordo com dados do Ministério do Ambiente, este material leva mais de 400 anos a decompor-se, por isso, grande parte ainda existe sob qualquer forma».
Os responsáveis consideram a realidade é assustadora. «Os oceanos do mundo estão poluídos por uma “poluição de plástico” composta por cerca de 171 trilhões de partículas de plástico que, se reunidas, pesariam cerca de 2,3 milhões de toneladas, de acordo com um estudo realizado e publicado na revista cientifica Plos One por cientistas internacionais em março deste ano», sublinham.
Ana Antunes, diretora do MAR Shopping Algarve, revela que o objetivo mais é «garantir a continuidade da iniciativa, reforçando o processo de sensibilização contínuo e alertando assim para a responsabilidade social, pois consideramos essencial criar um espírito de colaboração entre os parceiros na direção comum da preservação ambiental, inspirando também a população local para as boas práticas a ter em consideração quando realizam atividades na natureza e não só».
Para este ano, pretende-se convidar 100 voluntários que procedam à recolha, separação e quantificação dos resíduos que