Algarve Notícias Uncategorized

Representantes da República da China visitam Albufeira – Postal do Algarve

Carlos Silva e Sousa vai tomar as diligências necessárias para a criação de uma escola de mandarim na região

O presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, recebeu esta quarta-feira, no seu gabinete, no edifício dos Paços do Concelho, em Albufeira, dois representantes da Embaixada da República Popular da China em Lisboa, que se encontravam de visita à região.

O encontro entre o autarca e Tao Wan e Ding Wenzheng, respectivamente primeiro secretário, chefe da Seção Consular, e primeiro secretário da Embaixada da República Popular da China em Lisboa, decorreu na sequência de um pedido de audiência por parte da Embaixada que aproveitou a deslocação daqueles responsáveis a Albufeira para apresentar cumprimentos ao presidente da Câmara e solicitar o apoio na criação de uma escola de mandarim na região.

Tao Wan, que deu provas de dominar de forma exemplar a língua de Camões, referiu que já existe uma escola em Lisboa e duas no norte de Portugal, verificando-se a necessidade de completar a cobertura do ensino de mandarim no sul do país. “A comunidade chinesa no Algarve já manifestou por várias vezes a necessidade de avançar com o projecto junto da Embaixada, agora só temos que encontrar um espaço adequado e para isso precisamos do apoio da Câmara de Albufeira”, sublinhou.

Portugal mantém relações comerciais e de amizade com a China há mais de cinco séculos
Portugal mantém relações comerciais e de amizade com a China há mais de cinco séculos

Carlos Silva e Sousa acolheu com agrado a ideia e disponibilizou-se para tomar as diligências necessárias à concretização do projecto. “A comunidade chinesa no Algarve já tem uma expressão significativa e no caso de Albufeira, em particular, está bem integrada e é muito bem vista pela população. Por outro lado, o nosso concelho goza de uma excelente centralidade pelo que faz todo o sentido que a futura escola de mandarim seja em Albufeira”, referiu ao mesmo tempo que enfatizava a necessidades das comunidades de imigrantes manterem ligação à cultura e língua de origem.

Tao Wan comprometeu-se a transmitir ao embaixador o convite de Carlos Silva e Sousa para visitar o concelho, bem como manifestar-lhe o interesse do autarca em estreitar laços com a China, país com que Portugal mantém relações comerciais e de amizade há mais de cinco séculos. Destacou, ainda, o enorme potencial que representam os turistas chineses para o nosso País. “Em 2015 mais de 150 mil chineses visitaram Portugal, sendo que actualmente há cerca de 120 milhões de cidadãos chineses a viajar pelo mundo. No próximo ano, há ainda a considerar a abertura da primeira linha aérea directa entre a China e Portugal”, motivos mais que suficientes para apostar nesta colaboração bilateral.

Source: Representantes da República da China visitam Albufeira – Postal do Algarve

Opinião

Novembro, 2020

X