Respirar a arte em Vila Real de Santo António

Respirar a arte em Vila Real de Santo António

A iniciativa é do município de Vila Real de Santo António e tem por objetivo o desenvolvimento de atividades que estimulem e reforcem os hábitos de leitura dos alunos e da comunidade escolar e local, oferecendo um leque de eventos diversificados e variados. A partir do livro e da leitura para, derivar para a arte… porque tudo é arte: a literatura, a dança, o teatro, a poesia, a pintura, o desenho, a dança.

O projeto procura expandir a leitura à comunidade através da realização de atividades culturais e artísticas, promovendo a participação ativa dos alunos e professores com a divulgação de trabalhos e performances elaborados em contexto pedagógico. sendo composto por exposições, teatro, poesia, fotografia, arte e literatura.

No Centro Cultural António Aleixo vão estar a Galeria dos Poetas Contemporâneos, com Retratos de Fernando Pessoa, Modernismo, o Modernismo Português, Gravura e Stencil de «Os Lusíadas», Cozinhando Letras, trabalhos dos alunos de Artes Visuais do AEVRSA, «Aves do Sotavento Algarvio». o «Borboletas», «Portas com História», «Chaminés de Vila Real», trabalhos de expressão plástica do Clube de Artes da Escola Secundária de VRSA, «Animais Queridos», trabalhos dos alunos do AEDJI, «Árvore de Esperança», «Desconstrução I», o «Desconstrução II», «Bruxas nas histórias», «Ilusão Ótica», «Pequenos Artistas», «A Maior Flor do Mundo»,  Registos gráficos da cidade – aulas ao vivo nas ruas da cidade, Concurso público «Fotografa VRSA», Exposição das fotografias no CCAA.

RecriArte – teatro, poesia, canto, dança, (recriação de excertos de obras pelos alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário da Escola Secundária VRSA).

Faz de Conta – O Monstro das Cores, (oferta educativa para os alunos do 1º Ciclo do ensino básico -2ºF da EB de Monte Gordo)
14h30 > Performance «Raposinha», performance artística constituída por música para piano, projeção de vídeo e declamação lírica da autoria de Fernando Pessanha).
As peças de teatro ALOCSE – Escola ao Contrário e Peça de teatro Cusquedo, (performances teatrais resultado da soma de aprendizagens e experiências dos módulos da disciplina de T.P.I.E. – Técnicas Pedagógicas de Intervenção Educativa do 12ºano da turma Profissional de Técnicos de Apoio à Infância da Escola Secundária de VRSA)

Na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, a exposição «Alfabeto de Formas», a Tertúlia «Poesias do Mundo», (pelos alunos e professores do PLA – Português Língua de Acolhimento da Escola Secundária VRSA), um Roteiro poético por Vila Real de Santo António, (organização do Agrupamento de Escolas de VRSA), a Oficina de Design, (exposição de trabalhos dos alunos de Artes Visuais-12ºD da Escola Secundária VRSA).

Na Praça Marquês de Pombal, Música e Poesia em Movimento, (Música pelas turmas de 4.º ano da EB de Monte Gordo e Clube de Música da EB D. José I/ Poesia pelos alunos do 9.º ano da EB de Monte Gordo e 8.º ano da EB D. José I do AEDJI)

Novamente na Praça Marquês de Pombal, o Coro do Conservatório Regional de VRSA, CantArte, (pelos alunos do 11ºE da Escola Secundária de VRSA, leitura de cenas alusivas à obra de Frei Luís de Sousa, (pelos alunos do 11ºE da Escola Secundária de VRSA), Amor de Perdição, (texto invertido da autoria dos alunos do 11ºC da Escola Secundária VRSA), distribuição de marcadores de livros – quadras de António Aleixo, (pelos alunos da Escola Secundária de VRSA).

Na Avenida da República – junto ao Conservatório Regional de VRSA, Dança, música e poesia com acordeão, (pelos alunos do Conservatório Regional de VRSA), CantArte, (pelos alunos do 11ºE da Escola Secundária de VRSA), Amor de Perdição,
(texto invertido da autoria dos alunos do 11ºA da Escola Secundária VRSA), Os Maias, (Leitura encenada de excertos da obra pelos alunos do 11ºB e 11ºG da Escola Secundária VRSA) e há um Dia Aberto no Conservatório

Mostrar mais
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×