As atividades culturais das comemorações realizam-se com recurso a transmissão digital. A programação conta com iniciativas, participações e testemunhos à distância, «numa especial e intensa viagem ao universo de João de Deus, que ficará, para sempre conhecido, como uma das eminentes figuras do seu tempo e de toda a literatura e pedagogia portuguesas».
A iniciativa João de Deus para mim?, pela perspetiva de diversos munícipes, personalidades e instituições; conversas com Maria João Raminhos Duarte, José Alberto Quaresma e António Ponces de Carvalho; uma visita guiada à Casa-Museu João de Deus, pela presidente da câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; leituras encenadas e o concerto «Fabricantes de Pegadas», pelo coletivo Poetas do Povo, são algumas dessas propostas que marcarão esta semana de homenagem a João de Deus.
O ponto alto destas comemorações está previsto para o dia 8 de março, a data em que se completam 191 anos sobre o nascimento de João de Deus.
Neste dia, a programação começará, pelas 10h30, com um momento evocativo, com deposição de flores, transmitido em direto do monumento escultórico dedicado a João de Deus, em SB Messines, com a intervenção, Rosa Palma, e da presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu Messines, Carla Benedito.
Na tarde, para além dos testemunhos da rúbrica “João de Deus para mim”, das15:00 às 19:00 horas, será apresentada, às 16:00 horas, a leitura encenada “João de Deus I Correspondência Intima & Prosa Dispersa”, pela voz de Pedro Freitas e José Anjos, que irão descortinar e dar a conhecer a correspondência que João de Deus trocou com a família, amigos e desconhecidos.
As comemorações culminarão com o concerto intimista “Fabricantes de Pegadas”, pelo coletivo Poetas do Povo, às 21:30 noras, num espetáculo de poesia e música que dará especial enfoque à poesia de João de Deus, unindo-a à voz e à palavra escrita de diversos poetas portugueses.
“O Município de Silves, apesar dos dias de confinamento estabelecidos, decidiu manter-se fiel ao espirito comemorativo desta efeméride e preparou um programa de índole cultural, integralmente online, com vista a manter vivo o legado de João de Deus, filho da terra, que marcou a história do ensino e da literatura nacionais. Um homem universal, ímpar, intemporal, que tanto nos orgulha e que, inquestionavelmente, nos deixou um legado que irá ser perpetuado para todo o sempre e que merece ser recordado”, refere Rosa Palma.
O Município de Silves convida, assim, todos os munícipes e admiradores de João de Deus a associarem-se a estas comemorações e a assistirem a todos estes momentos transmitidos nos canais digitais da autarquia.