Este evento é destinado a autarcas, técnicos municipais, juntas de freguesia, empresas municipais, misericórdias e IPSS, visando promover a eficiência energética, combater a pobreza energética e incentivar a produção e uso de energias renováveis.
A presidente do Município de Silves, Rosa Palma, fará a abertura do seminário, que concluirá com uma visita às Piscinas Municipais de Silves, local de um projeto de eficiência energética que é considerado como exemplar”.
Segundo a CCDR Algarve: «Para um Algarve mais verde e menos carbono, alinhado com o Pacto Ecológico Europeu e a Lei Europeia do Clima, refletido no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), as ações apoiadas pelo PR ALGARVE 2030 focarão em minimizar as vulnerabilidades climáticas da região e acelerar a descarbonização».
Com o objetivo específico de promover a eficiência energética e reduzir emissões de gases de efeito estufa, pretendem apoiar iniciativas de Descarbonização da Administração Pública Local e da CCDR, que devem ser «exemplares na promoção de um uso mais eficiente dos recursos, diminuindo o consumo de energia primária e as emissões de GEE».
O PR ALGARVE 2030 apoiará a descarbonização da Administração Pública Local, CCDR e IPSS, em vários setores, com ênfase no parque edificado público, especialmente nas áreas de equipamentos sociais e econômicos, educação e esporte, incluindo habitação social pública, contribuindo para a redução da pobreza energética e promovendo a descarbonização e transição energética das atividades desenvolvidas, é o compromisso.