Notícias

Tecnologia Mercedes leva os carros a irem estacionar sozinhos

A Daimler e a Bosch arrancaram com um projecto-piloto na Alemanha, que possibilita que os carros encontrem sozinhos um lugar num parque de estacionamento. É um misto de condução sem condutor com assistência ao estacionamento, só possível, para já, em lugares equipados especificamente com esta nova tecnologia.De acordo com um comunicado da Daimler, conjugam-se vários avanços técnicos. À tecnologia incorporada nos Mercedes junta-se a da Bosch, que liga todo o parque de estacionamento numa rede de sensores que comunica com o automóvel.

Para o condutor, os passos são simples: parar o carro numa “área de entrega” específica assinalada no parque de estacionamento; utilizar uma app para se registar no sistema instalado no parque e dar o ok à entrega do automóvel; depois pode ir às compras, enquanto o carro vai sozinho encontrar um lugar para estacionar.

“O cliente estaciona o veículo na área de entrega do parque e entrega-o através da app. Após efectuar o registo através do sistema instalado no parque de estacionamento, o veículo é ligado e de seguida é encaminhado para um lugar de estacionamento atribuído”, explica a marca.  No regresso, basta “chamar” o carro através da app, que este volta à área de entrega.

“Os sensores instalados no parque de estacionamento controlam o corredor, a sua zona circundante e manobram o veículo. A tecnologia equipada no veículo desempenha as manobras de condução em segurança e em resposta aos comandos da infraestrutura de estacionamento de veículos”, acrescenta a Daimler, mostrando em vídeo o carro, sem condutor, a travar e a evitar obstáculos no seu caminho, como pessoas. 

Para este teste foi emitida, na Alemanha, a primeira licença de utilização mundial para o estacionamento automatizado.

<

p class=”wpematico_credit”>Powered by WPeMatico

Opinião

Dezembro, 2020

X