A Empresa é a primeira a iniciar a aplicação desta tecnologia a nível nacional em simultâneo nos segmentos empresarial e de consumo através de um projeto piloto, abrangendo clientes residenciais e empresariais de nove cidades portuguesas.
Trata-se da mais recente tecnologia de redes óticas XGS-PON que «vem revolucionar as velocidades de Internet fixa dos lares e empresas portuguesas»
Os clientes das marcas da Altice Portugal que passem a usufruir desta tecnologia «têm oportunidade de navegar com velocidades que, com a evolução dos equipamentos e redes poderão, num futuro próximo, atingir valores próximos dos 10 Gbps simétricos de transmissão (quer de download, quer de upload) e inúmeras funcionalidades ainda mais avançadas que esta tecnologia possibilita quer ao nível dos serviços, quer ao nível da segurança e encriptação das comunicações», segundo afirmam.
A Altice Portugal garantiu a instalação de equipamentos XGS-PON em nove cidades portuguesas: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto e Viseu que lhe permite assegurar a descentralização da disseminação da tecnologia, testando-a em contextos distintos e enriquecendo o projeto.
Apesar da dispersão geográfica desta iniciativa, foi em Aveiro, no quartel-general de inovação do Grupo Altice, que se deram os primeiros passos para a concretização desta evolução tecnológica: a Altice Labs é uma das responsáveis pela idealização e construção do novo FiberGateway XGS-PON. Trata-se de um equipamento de vanguarda que assegura altas velocidades, a máxima cobertura Wi-Fi 6 dentro de casa e a melhor experiência de serviço em qualquer circunstância, mesmo ao utilizar vários dispositivos em simultâneo.
A Altice Portugal diz que irá disponibilizar brevemente novos serviços assentes em tecnologia XGS-PON aos consumidores e empresas, de forma progressiva em todo o país, dando continuidade ao projeto piloto agora iniciado.
A implementação de tecnologia XGS-PON vem reforçar o posicionamento da Altice Portugal e das suas marcas enquanto pioneiras no lançamento de produtos e serviços inovadores, acompanhando a rápida evolução tecnológica e garantindo, assim, a disponibilização de uma oferta mais diversificada e competitiva aos seus clientes, fortalecendo a digitalização e competitividade do tecido produtivo nacional