O Plano de Florestação do Verdelago, empreendimento turístico no concelho de Castro Marim tem por objetivo plantar tantas árvores como o número de camas instaladas no Resort, 2200 unidades.
Para além do cultivo das árvores, os participantes foram levados a conhecer os passadiços que serpenteiam a zona vegetal consolidada e que conduzirão os hóspedes do empreendimento até à praia. O projeto Verdelago desenvolve-se num terreno em que a biodiversidade é bastante alargada, desde charcas temporárias, pinhal manso, pinhal bravo, povoamento de sobreiros, lagoa, dunas, entre outros, que oferecem a possibilidade de desenvolvimento de um elenco de fauna e flora bastante diversificado.
Os pasrticipasntes puderam observar as dezenas de caixas-ninho, já com as primeiras crias, instaladas no território do concelho, resultado de um protocolo celebrado com a Associação Vita Nativa, num projeto de “Alojamento Local para Aves”. A realçar que, no âmbito do sistema de monotorização da Associação, já foram identificadas 64 espécies de fauna.
Devido às limitações da pandemia da Covid-19 apenas participaram membros da Assembleia de Freguesia de Altura. A próxima ação será dirigida aos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António.