Começaram ontem as obras de melhoria da iluminação da Ponte Odiel, na entrada Oeste da cidade de Huelva, registando-se filas que chegaram a atingir os quatro quilómetros e engarrafamentos, com atrasos acima da meia hora.
Muitos automobilistas protestaram e queixaram-se de ausência das autoridades policiais. O engarrafamento mais notável, segundo o Huelva Información, ocorreu na rotunda de Corrales que dá acesso à Ponte Sifão.
As ações previstas de melhoria da iluminação da ponte Odiel são suscetíveis de provocar vários cortes de trânsito até ao mês de dezembro, e abrandamento na circulação de veículos. Como fato positivo é o de não serem permanentes os bloqueamentos ao trânsito, tendo tendência para serem registados em horas de ponta.
Ontem, o início a primeira fase das obras consistiu no corte das faixas de entrada no sentido Huelva da ponte de Odiel, deixando apenas uma faixa em cada sentido e reduzindo o limite de velocidade para 60 km/h. Há uma alternativa para automóveis de passageiros que é a de utilizar a ponte Sifón ,que tem uma faixa em cada sentido e equalizou o seu limite de velocidade com a ponte Odiel.
Após a conclusão da primeira fase, a mesma operação será realizada com o encerramento de vias no sentido Punta Umbría, durante seis semanas, desviando o trânsito para uma via de entrada a Huelva.
Nas últimas quatro semanas, ambas as vias centrais, uma no sentido de Huelva e outra no sentido de Punta Umbría, serão cortadas, deixando o trânsito no exterior da estrutura.
Para amenizar a situação, os veículos ligeiros provenientes do centro de Corrales (Aljaraque) só poderão aceder à Ponte Sifão de Santa Eulália, que aumenta a sua velocidade para 60 quilómetros por hora. Enquanto isso, recomenda-se que os motoristas que viajam pela rodovia de Punta Umbría utilizem a ponte Odiel. Caminhões e autocarros também passam por esse viaduto .