Para além de manter contactos com peritos em sustentabilidade turística e operadores especializados em turismo acessível e cultural, a Eurocidade do Guadiana esteve em outras duas vertentes: a presencial, através de uma delegação própria, que se deslocou à feira de Madrid para realizar a apresentação como primeiro destino sustentável transfronteiriço da Península Ibérica e para manter reuniões com agentes especializados; e a virtual, por intermédio de Ayamonte, no Stand Virtual do Patronato Provincial de Turismo.
A presidente da Eurocidade, Natalia Santos, apresentou o novo destino sublinhando que Ayamonte é «um paraíso de luz nas margens do Guadiana e que, para além do mais, participa num Agrupamento Territorial de Cooperação Europeia com os municípios vizinhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António e, nela, os visitantes podem descobrir os três municípios e os dois países como apenas um só destino».
Luís Romão diretor da Eurocidade destacou a importância da estratégia de turismo conjunta que a entidade está a desenvolver com um intenso trabalho de coordenação estratégica entre municípios no sentido de conduzir a que «turistas que cada um dos municípios atraiam por sua própria conta, possam passear em todo o território, aumentando a receita por turista no seu conjunto, bem como a melhoria da oferta do destino».
Deu ainda especial relevo à questão da acessibilidade, afirmando «estamos decididos a ser o primeiro destino acessível não apenas da Península Ibérica, mas também da Europa. É uma questão de responsabilidade social, mas também de oportunidade de negócios para os nossos empresários da área turística. Estamos focados em que as pessoas com necessidades especiais possam desfrutar de tudo quanto o nosso território tem para oferecer, em igualdade de condições com o resto das pessoas».
No stand presencial na FITUR, o presidente da Plataforma Representativa Estatal de Pessoas com Incapacidade Física, PREDIF, Francisco Sadón destacou que esta entidade «tem o compromisso de continuar a agir após esta primeira fase e a crescer em formação e sensibilização de todo o setor turístico da Eurocidade, bem como de melhorar a acessibilidade aos seus recursos.»
O programa de trabalhos da representação técnica da Eurocidade acordou com a IFEMA reuniões com destacadas personalidades da sustentabilidade turística, operadores turísticos e agências de viagem que manifestaram interesse nas ações em desenvolvimento, bem como com outros agentes que participaram na apresentação e, deste modo, obtiveram informações sobre o potencial do território que estava a ser promovido. Também se realizaram encontros com agentes de cooperação transfronteiriça e com responsáveis de projeto de outros pontos raia Ibérica.