Estes diplomar foram entregues pelos professore aos estudantes que «refletem tudo aquilo que de melhor a escola tem para oferecer».
Para o diretor do AE D. José I, Eduardo Cunha, é necessária uma educação que prepare os jovens para o futuro e lhes dê as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança, «promovendo os valores de cidadania, inclusão e respeito mútuo».
O momento simbólico foi presenciado pelo diretor do Agrupamento de Escolas de VRSA, Rui Marques, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, o vereador da autarquia responsável pelo pelouro dos Recursos Humanos, Fernando Horta, o chefe da divisão de Cultura e Educação do município, Vítor Junqueira.
Na cerimónia, houve lugar para uma pequena homenagem a Diana Yaremmko, uma jovem aluna que faleceu no final do último ano letivo.
O número de alunos que integra os Quadros de Valor e Excelência tem vindo a aumentar todos os anos, desde o 4º ao 9º ano de escolaridade.