O Município de Beja aposta neste evento como forma de apoio ao desenvolvimento regional e às culturas locais, através da valorização dos seus patrimónios, materiais e imateriais, tradicionais e inovadores, ao mesmo tempo que estimula a produção, a transformação e a comercialização, o espírito criativo, o empreendedorismo e a inovação.
Os vinhos, os produtos agroalimentares, o turismo, a biodiversidade, as artes e ofícios, a gastronomia, a caça e a pesca, a tradição taurina e as aves serão as atividades em destaque. As manifestações culturais e os espetáculos marcam a agenda deste evento proporcionando momentos de animação e descontração para todos os gostos e idades.
As conversas e debates serão uma das componentes do vasto programa. Para os mais novos haverá um espaço de aprendizagem, descoberta e aventura ‘Beja Educa’, com muitas surpresas que proporcionarão experiências memoráveis.
Pretende a autarquia que a Vinipax se continue a afirmar ao nível internacional, facto que tem sido garantido pela cobertura mediática dada pela presença de jornalistas estrangeiros provenientes da Europa e da América. É uma feira que marca o calendário regional e nacional de eventos, com uma componente internacional cada vez mais consistente, garantida pela presença de expositores estrangeiros, nomeadamente na Vinipax.
O Cante Alentejano, uma das manifestações culturais mais genuínas do Alentejo, irá soar nos palcos deste espaço de negócios, troca de experiências mas, sobretudo, de bons momentos de convívio, juntamente com outros sons e ritmos.
‘Patrimónios do Sul’ resulta do esforço de um conjunto de parceiros que, coordenados pela Câmara Municipal de Beja, através dos seus contributos, colaboram na construção de um programa rico e diversificado.
A vinipax
Provas de vinho, degustação de produtos e animação musical são algumas das atividades que estão já a ser preparadas. pelo município de Beja que confirmou a presença de duas dezenas de produtores. A feira mostra a cultura dos vinho do sul, nomeadamente das regiões do Alentejo, Algarve, península de Setúbal e Tejo.
A feira mostrará a influência mediterrânea nestas regiões, onde é mais notória, com semelhanças ao nível das castas e dos métodos culturais, que aliados à tecnologia, que concorrem para a produção de vinhos gulosos, maduros, expressivos e com amplo espectro de degustação, que marcam a identidade dos vinhos do sul.
A Vinipax, integrada na feira Patrimónios do Sul, procura ser uma homenagem ao melhor da vida e da experiência alentejana, a ser partilhada por milhares de visitantes, amadores e profissionais. A programação conta com provas de vinho comentadas, com destaque para o tradicional vinho de talha e vinhos de Beja, provas de harmonização, que fazem a ligação entre vinhos e gastronomia, entre outras atividades.
Nesta 14.ª edição que procura ser o maior evento de vinhos do sul de Portugal vão estar em destaque os vinhos, os produtos agroalimentares, o turismo, o património cultural, a biodiversidade, as artes e ofícios, a gastronomia, a caça e pesca, a tradição taurina e as aves.
O evento apresenta também uma loja renovada de vinhos, e conta com a presença da região convidada dos vinhos do Douro e do Porto, que realizam uma prova temática, logo no primeiro dia.
O Município de Beja apresenta a Vinipax/Patrimónios do Sul na Casa do Alentejo, em Lisboa e no Castelo de Beja, nos próximos dia 6 e 8 de setembro, das 17h às 21h00, e das 18h às 21h00, respetivamente, com prova de vinhos, degustação de produtos regionais e animação musical.