VMER no concelho de Vila Real de Santo António pede Álvaro Araújo

VMER no concelho de Vila Real de Santo António pede Álvaro Araújo

vmer

O estacionamento de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediada no concelho de Vila Real de Santo António (VRSA), para reforçar a capacidade de resposta a emergências médicas no concelho de Vila Real de Santo António e no sotavento algarvio, é o que defende o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo.

Este pedido foi naturalmente influenciado pelo «trágico episódio ocorrido recentemente, na praia da Lota, onde um homem de 58 anos faleceu devido a uma paragem cardiorrespiratória, enquanto a VMER mais próxima estava a 45 minutos de distância».

Álvaro Araújo, realçou na sua nota «a premência de uma resposta pré-hospitalar efetivamente rápida em situações críticas», tendo em conta «a demora e a distância a que se encontrava a VMER».

Recorde-se que, no caso em apreço que despoleta este pedido da autarquia vila-realense, foi a intervenção de nadadores salvadores e outros banhistas no socorro e prestação de assistência à vítima até à chegada de uma ambulância com Suporte Imediato de Vida, que transportou o homem até ao Serviço de Urgência Básica de VRSA, onde foi decretado o óbito.

O presidente reforça que «a autarquia compreende as explicações prestadas pelas entidades oficiais e acredita que tudo foi feito, em função dos meios de resposta que estavam disponíveis naquele momento, para evitar este desfecho trágico. Mas, esta situação veio realçar a imperiosa necessidade do reforço da rede de meios de Suporte Avançado de Vida (SAV), com intervenção médica robusta, na região do sotavento algarvio e no próprio concelho».

E continua a dar a sua opinião sobre o problema do socorro local afirmando que «A responsabilidade de assegurar a segurança e o bem-estar de todos os que residem, trabalham e visitam este local é incontestável. A efetiva disponibilidade de cuidados médicos de emergência pré-hospitalar é uma componente fundamental dessa responsabilidade». lembrando a responsabilidade também com visitantes e turistas, para além da obrigação permanente para com a população local.

O presidente da Câmara Municipal de VRSA diz também que «já havia alertado para esta situação antes do início da época balnear, tendo inclusivamente reunido com o presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, e com a presidente do conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Ana Gomes. No âmbito dessas reuniões o autarca propôs a existência, em permanência, no concelho, de uma VMER com um médico, um enfermeiro, medicação e equipamento de SAV

.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×