O Algarve prepara-se para acolher voos de seis novos destinos e a ligação direta de Nova Iorque a Faro está a tornar-se uma elevada expectativa.
O cenário é promissor e adivinha a existência de potencial para melhorar os múltiplos recordes alcançados em 2023, ano que bateu o número de hóspedes, passageiros no aeroporto e voltas de golfe. A estes recordes na região do Algarve, juntou-se os proveitos de 1.592 milhões de euros, máximo de sempre.
No golfe, por exemplo, dois terços das voltas nacionais jogaram-se nos mais de 40 campos do Algarve, salienta André Gomes, informando sobre a necessidade de prosseguir a aposta na sustentabilidade ambiental, com foco na água, para acomodar este incremento na procura.
Os agentes do turismo do Algarve iniciaram medidas de poupança de água em 2020, com a elaboração do Plano de-se Eficiência Hídrica Regional, e com isso o setor diz ter-se tornado mais eficiente.
Vai ser reativada a marca Algarve Walking Season, com os quatro festivais de caminhadas no interior do Algarve e mais de 200 atividades na natureza, para 3 mil participantes ou mais.
Ainda para o ano de 2024, está previsto um trabalho profundo de análise do turismo na região, juntamente com os stakeholders do setor, do qual sairá uma proposta de Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve para o período de 2024 a 2028, naquela que será a terceira edição daquele documento.
Em janeiro de 2024, as dormidas já aumentaram 2,1% face a janeiro de 2023, com mais 1,9% de hóspedes, salientando-se ainda o aumento de 6% no número de turistas britânicos no país. .
O combate à sazonalidade é ainda promovido através de iniciativas como o Algarve Nature Fest, que regressa em 2024, com caminhadas, passeios de barco ou bicicleta, observação de aves e cetáceos, entre outras atividades de lazer.
Os máximos históricos anuais no Algarve somaram-se em múltiplos indicadores, designadamente no número de hóspedes, 5,1 milhões, mais 7,7% que no período homólogo, contribuindo para os maiores proveitos de sempre da atividade turística no Algarve.