Vozes de quem perdeu quase tudo

Vozes de quem perdeu quase tudo

ecotopia ativa

Há uma curta-metragem documental que procura dar voz a quem perdeu quase tudo nos incêndios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Tavira.

Chama-se «Deixa Arder» e escuta as vozes de quem viveu o incêndio do verão de 2021, na primeira pessoa, e vai ser apresentada no dia 15 de junho, pelas 18:00 horas, nas sedes dos Clubes de Caçadores dos Castelos e da Corte António Martins, antigas escolas.

Está prevista a realização de uma mesa-redonda com a participação de vários convidados e do público, e onde serão debatidos temas relacionados com os incêndios e a gestão sustentável do território.

«Deixa Arder» ouvio as vozes de quem o viveu o incêndio na primeira pessoa, nos montes da Rocha dos Corvos, Corte António Martins, Carrapateira e Cortelha, e recupera as paisagens que daí sobraram, como explica a Associação Ecotopia Activa.

«Num território alargado e de difícil acesso, para lá dos limites territoriais concelhios, entre Vila Real de Santo António, Castro Marim e Tavira, a vasta área ardida expôs carências, dificuldades e o exponencial fenómeno de desertificação, em que os ecos distantes das populações (que resistem) apenas se fizeram sentir pela densa e prolongada coluna de fumo negro, que interrompeu a paisagem e a tranquilidade no litoral”, comunicaram.

Sobre o autor

FOZ - Redacção FOZ

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×