VRSA: Confraria do Atum cumpre V Capítulo com entronização

A Confraria do Atum de Vila Real de Santo António realiza, este sábado, 3 de Março, o V Capítulo com entronização de novos membros. A cerimónia terá lugar no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA, a partir das 16 horas, e vai reunir cerca de 20 confrarias de todo o país.

Antes dos actos capitulares, a iniciativa contempla uma recepção na autarquia e dois momentos públicos de importância para a instituição: a inauguração da sede da Confraria, na Rua Conselheiro Frederico Ramirez, pelas 15.30 horas, bem como um desfile das confrarias convidadas pelas ruas do Centro Histórico de Vila Real, às 15.45 horas.

O cortejo dará a conhecer os tons amarelos e azuis fortes dos trajes da confraria vila-realense, cores que evocam as fardas tradicionais dos operários das muitas fábricas de conservas que existiram na cidade do Guadiana.

Na ocasião serão entronizados novos membros

Juntam-se a este trajecto muitas confrarias de norte a sul do país, nomeadamente de Espinho, da Serra da Estrela, de Vila Nova de Gaia e, claro, do Algarve.

Entre os novos confrades que irão integrar a instituição encontram-se os dois agrupamentos de escolas de Vila Real de Santo António, o que permitirá a promoção da confraria junto da comunidade escolar e, por consequência, junto dos mais novos.

A Confraria do Atum tem como missão levar mais longe a história do atum e da indústria conserveira, episódios que marcaram gerações em VRSA e estão ainda hoje presentes em muitos dos pratos típicos da cidade ou nos hábitos alimentares dos vila-realenses.

Um dos grandes objectivos da actual direcção da Confraria passa por alargar o seu âmbito à Eurocidade do Guadiana, aumentando assim a cooperação entre as localidades fronteiriças de Portugal e Espanha.

Source: VRSA: Confraria do Atum cumpre V Capítulo com entronização